Domingo, 16 de Dezembro de 2018

Aprovada criação do projeto educativo contra corrupção voltado a estudantes

Ação será promovida pela Câmara de Vereadores e envolverá alunos até a 5ª série

Marechal Cândido Rondon

| 29/06/2017 | 09:36 | Assessoria
Aprovada criação do projeto educativo contra corrupção voltado a estudantes | Marechal Cândido Rondon
Vereadores comemoram aprovação | Foto: Cristiano Viteck

O Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon aprovou nesta semana o projeto de resolução 05/2017, que cria a campanha “Pequenas Corrupções – Diga Não!”. Promovida pela Câmara de Vereadores, ela será direcionada a alunos até o 5º ano do ensino fundamental das redes municipal e privada de ensino. O projeto é de autoria do vereador Adelar Neumann, em parceria com Adriano Backes, Arion Nasihgil, Claudio Kohler (Claudinho), Cleiton Freitag (Gordinho do Suco), Nilson Hachmann, Valdir Port (Portinho) e Vanderlei Sauer.

De acordo com eles, o objetivo é combater atitudes antiéticas, ou até mesmo ilegais, que acontecem no dia-a-dia, mas que costumam ser culturalmente aceitas e ter a gravidade ignorada ou minimizada. Como forma de educar as crianças, a campanha tem como proposta lidar com fatos que são corriqueiros na vida dos estudantes e até mesmo dos adultos, tais como: colar na prova, furar fila, não devolver o que achou perdido por alguém, falsificar assinaturas dos pais, aceitar troco errado, copiar trabalho escolar na internet, falsificar carteira estudantil, jogar lixo no chão, não cuidar do material escolar e tampouco preservar a estrutura da escola, entre outros.

Como material de suporte serão confeccionadas cartilhas didáticas para serem entregues durante palestras na Câmara de Vereadores aos alunos da rede municipal e privada de ensino, especialmente em oportunidades como a visitação prevista no projeto da Secretaria de Educação denominado “Conhecendo o Município”, que leva os estudantes ao Poder Legislativo.

O projeto também prevê a realização de um concurso anual, que homenageará os alunos do município que elaborarem as frases mais impactantes sobre o aprendizado realizado através da palestra e da cartilha entregue. A Comissão Permanente de Educação, Cultura, Saúde, Bem-Estar Social e Ecologia da Câmara de Vereadores terá a incumbência de analisar e escolher a melhor frase por educandário.

As homenagens serão entregues em sessões solenes da Câmara de Vereadores, as quais contarão com a presença dos pais e professores e poderá ser prestigiada por toda a comunidade.

Na justificativa do projeto, Adelar Neumann e os demais vereadores explicam que todos os dias surgem novas notícias sobre corrupção nos mais diferentes níveis de poder e sociedade. “Entendemos que algo precisa ser feito para mudar este cenário. E isto começa na própria sociedade, pois não existirá político corrupto numa sociedade incorruptível. Temos que investir na formação de novos cidadãos, objetivando torná-los não só conhecedores das leis, mas também das obrigações que realmente podem fazer a diferença no convívio em sociedade”, concluem.

MAIS NOTÍCIAS DA CÂMARA
14/12/2018 às 14:37
Ele venceu por 8 votos a 5 o vereador Portinho
12/12/2018 às 15:20
Construção de cobertura para carro é um dos pedidos
12/12/2018 às 14:54
Consulta foi formulada pelo Legislativo rondonense
12/12/2018 às 14:41
Eleição está marcada para as 11 horas da manhã
10/12/2018 às 11:06
Homenagem é de autoria do vereador Pedro Rauber
04/12/2018 às 15:15
Entidade poderia auxiliar trabalho da Polícia Militar
04/12/2018 às 15:07
Vereadores cobram ações em conjunto das polícias
04/12/2018 às 15:02
Estrutura agilizaria atendimentos de emergência
28/11/2018 às 11:26
Projeto de honraria tem como autor Vanderlei Sauer
28/11/2018 às 11:04
Contratação será por meio de concurso público
INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER E RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS POR E-MAIL