Sexta-Feira, 14 de Dezembro de 2018

Wilmar Güttges recebe título de Cidadão Honorário nesta quinta-feira

Projeto de honraria tem como autor Vanderlei Sauer

Marechal Cândido Rondon

| 28/11/2018 | 11:26 | Assessoria
Wilmar Güttges recebe título de Cidadão Honorário nesta quinta-feira  | Marechal Cândido Rondon
Wilmar Güttges e Vanderlei Sauer | Foto: Cristiano Viteck

 A Câmara de Vereadores promove sessão solene, nesta quinta-feira (29), para entrega do título de Cidadão Honorário de Marechal Cândido Rondon ao empresário Wilmar Alberto Güttges, pelos relevantes serviços prestados ao Município. O evento acontece na Acimacar, a partir das 19h30, e é aberto à participação de toda a comunidade.

Aprovado por unanimidade, o projeto de decreto legislativo que concedeu a honraria tem como autor o vereador Vanderlei Sauer. De acordo com ele, o homenageado tem um currículo extenso de envolvimento com a sociedade organizada de Marechal Cândido Rondon, com participação em diversas entidades. Como exemplo, Sauer destaca a Associação Sangue Bom, a qual atualmente é presidida por Wilmar Güttges.

Histórico

Filho de Haroldo Alberto e Elga Lamb Güttges, Wilmar é natural de União da Vitória (PR), onde nasceu em 11 de janeiro de 1958. Com um ano de idade, sua família mudou-se para Pato Branco (PR). Foi nessa cidade que, ainda criança, ele começou a se interessar pela profissão de relojoeiro. Com um martelo e um alicate, quebrou o relógio despertador dos pais para entender o funcionamento do aparelho.

Aos 12 anos, mudou-se para Marechal Cândido Rondon com seus pais e o irmão mais velho Werner (popular Bengala).

Wilmar, o pai e o irmão então trabalharam no serviço de lavagem de carros no antigo Posto Shell (hoje Posto Petrobras, na esquina da Avenida Maripá com a Rua Sergipe). Mais tarde, Wilmar largou os estudos para trabalhar como frentista no Posto Petrobras (atual Posto Panorama), onde chegou a assumir a gerência.

Juntamente com o pai e o irmão, decidiu arrendar o Posto Zoca. Foi nessa época que conheceu Cleci, sua esposa há 39 anos, com quem se casou e teve os filhos Arlen e Alan.

Com o encerramento do contrato, Wilmar saiu do posto e foi trabalhar na extinta Relojoaria Eska, onde aprendeu o ofício de relojoeiro, profissão que mais tarde lhe renderia um emprego junto à Relojoaria Suíça, onde trabalhava sua esposa. Juntos, adquiriram em 1992 a Relojoaria Rondon.

Wilmar tinha como passatempo, quando adolescente, o hábito de escutar seu rádio gravador acompanhado de muitas edições da revista de futebol Placar, que gostava de colecionar. Seu conhecimento do mundo esportivo abriu uma porta na Rádio Educadora, onde iniciou também carreira no rádio como plantonista esportivo, além de atuar como repórter e comentarista esportivo.

Mais tarde, foi convidado a integrar a equipe da Rádio Difusora, onde trabalhou como locutor do programa Alô Alô Paraná e continua até hoje no plantão esportivo nos dias de jogos da Copagril Futsal, onde é reconhecido pelo jargão “tem gol”.

Avô de João Vitor e Pedro Henrique, Wilmar participou da diretoria da Acimacar, da Loja Maçônica Quintino Bocaiúva, e atualmente integra a diretoria da Associação do Instituto Vocacional e Assistencial Rui Barbosa.

Também foi duas vezes presidente do Lions Clube local, onde teve a oportunidade de idealizar e criar o Projeto Sangue Bom, que atua no cadastramento de doadores de sangue e medula óssea e também faz o encaminhamento destes para doação junto ao hemocentro de Toledo e Cascavel. Este projeto conta com o apoio da Prefeitura, de diversas entidades e clubes de serviço e já computa mais de 2 mil cadastros, tendo auxiliado a salvar milhares de vidas nos últimos anos.

MAIS NOTÍCIAS DA CÂMARA
12/12/2018 às 15:20
Construção de cobertura para carro é um dos pedidos
12/12/2018 às 14:54
Consulta foi formulada pelo Legislativo rondonense
12/12/2018 às 14:41
Eleição está marcada para as 11 horas da manhã
10/12/2018 às 11:06
Homenagem é de autoria do vereador Pedro Rauber
04/12/2018 às 15:15
Entidade poderia auxiliar trabalho da Polícia Militar
04/12/2018 às 15:07
Vereadores cobram ações em conjunto das polícias
04/12/2018 às 15:02
Estrutura agilizaria atendimentos de emergência
28/11/2018 às 11:04
Contratação será por meio de concurso público
28/11/2018 às 10:18
Intenção é garantir mais atrativos ao parque da cidade
28/11/2018 às 09:15
Comunidade critica não prestação deste serviço
INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER E RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS POR E-MAIL