Segunda-Feira, 24 de Setembro de 2018

Acimacar promove curso Saber escutar é uma arte

O curso ‘Escutatória - Saber ouvir também é uma arte’ é uma realização da Acimacar, em parceria com Sicoob Marechal.

Marechal Cândido Rondon

| 19/09/2017 | 11:43 | Assessoria
Acimacar promove curso Saber escutar é uma arte | Marechal Cândido Rondon
| Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

Essencial para as relações, a comunicação é fator primordial para se viver em sociedade e entre todos os meios de comunicar, o falar e ouvir são as principais maneiras de se relacionar com o outro. 

É fato que falar é muito mais fácil que ouvir e ouvir mais fácil que escutar. A diferença está em que ouvir remete ao sentido da audição, é aquilo que o ouvido capta. Já o verbo escutar corresponde ao ato de ouvir com atenção. Ou seja, escutar é entender o que está sendo captado pela audição, e, além disso, compreender e processar a informação internamente. 

Nesse quesito, grande parte das pessoas precisa aprimorar-se. Segundo a coach Ana Maria Canton, escutar é um exercício, uma habilidade que pode ser desenvolvida, porém não é uma capacidade genuína da maior parte da população mundial. 

“Saber escutar está intimamente ligado ao nosso senso de empatia e tolerância, afinal de contas, somos seres diferentes em vários aspectos, o que naturalmente gera crenças e valores pessoais conflitantes que fazem com que ‘escutemos’ apenas aquilo que nos interessa. Uma prova disso são as inúmeras vezes que você já disse ou ouviu a frase ‘você não está me entendendo’ ou ‘não era isso que eu quis dizer’. De forma geral, não saber escutar ou escutar somente aquilo que queremos nos gera problemas de relacionamento interpessoal, retrabalho, stress, conflitos pessoais e profissionais”, afirma a coach. 

Para os interessados em aprimorar essa habilidade, a Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) oferece o curso ‘Escutatória - Saber ouvir também é uma arte’, nos dias 25 e 26 de setembro, das 19h às 23h, no Auditório da entidade, com Ana Maria Canton. 

No curso de duas noites, estão programados os conteúdos: Comunicação Inteligente - "Falar" bem não é o suficiente; Entenda o comportamento humano; Janela de Johari; As três necessidades básicas do ser humano (Neurociência Cognitiva); Empatia; Ouvir na essência; Feedback eficiente - Uma via de mão dupla.  

Inscrições e informações podem ser conseguidas pelo telefone 3284-5704, com Josiane. 

Realização 

O curso ‘Escutatória - Saber ouvir também é uma arte’ é uma realização da Acimacar, em parceria com Sicoob Marechal.


Quer receber as notícias mais importantes de Marechal no WhatsApp? Clique aqui

EM DESTAQUE
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Há 1 dia | FIQUE POR DENTRO!
ENTRETENIMENTO E VARIEDADES
INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER E RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS POR E-MAIL