Segunda-Feira, 29 de Maio de 2017

Ataque faz Microsoft atualizar Windows XP e outras versões abandonadas

O ataque cibernético da sexta-feira, 12, afetou pelo menos 75 mil computadores em 99 países graças ao rans...

Mundo

| 14/05/2017 | 18:07 | Ohar Digital
Ataque faz Microsoft atualizar Windows XP e outras versões abandonadas | Mundo
| Foto: Foto: reprodução

O ataque cibernético da sexta-feira, 12, afetou pelo menos 75 mil computadores em 99 países graças ao ransomware WannaCry, que sequestrou máquinas e forçou empresas a pararem de funcionar para reabilitar sistemas e prevenir novos ataques. O impacto foi tão pesado que forçou a Microsoft a lançar correções para três versões abandonadas do Windows.

O malware em questão se baseou em uma vulnerabilidade no Windows descoberta e usada pela NSA, a Agência de Segurança Nacional dos EUA, mas que acabou vazando graças a um grupo que se denomina como Shadow Brokers. Em março, a Microsoft já havia lançado uma atualização para todas as versões ainda suportadas do sistema, mas o ataque se proliferou pelo fato de que muitas pessoas e empresas preferem não realizar updates automaticamente.

Só que nem só de Windows 7, 8.1 e 10 vive o mundo. Ainda existem milhares (talvez milhões) de computadores que ainda usam sistemas como Windows XP, Windows Server 2003 e o Windows 8, forçando a Microsoft a se mexer para lançar um pacote de correção para essas três plataformas, ainda que eles já tenham sido oficialmente abandonados.

EM DESTAQUE
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ENTRETENIMENTO E VARIEDADES