Sexta-Feira, 19 de Janeiro de 2018

Campanha alerta para descarte correto de lixo eletrônico

A ação é desenvolvida pelo Núcleo de Informática

Marechal Cândido Rondon

| 24/11/2017 | 09:36 | Assessoria
Campanha alerta para descarte correto de lixo eletrônico | Marechal Cândido Rondon
| Foto: Divulgação

Com o objetivo de conscientizar a população rondonense para o descarte correto do lixo eletrônico, o Núcleo de Informática, vinculado à Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), promove a campanha de recolhimento dos materiais no sábado (02), das 08h às 11h, na Praça Willy Barth. 

Computadores, celulares, mouses, memórias, impressoras, liquidificadores, televisores e outros materiais provenientes do descarte de equipamentos eletrônicos são considerados lixos. 

As empresas nucleadas que trabalham com esses materiais, sabem do perigo do descarte incorreto, por isso, anualmente encabeçam a campanha de conscientização. 

“Uma vez que componentes eletroeletrônicos são altamente tóxicos ao meio ambiente por possuírem diversos componentes químicos, por exemplo, o mercúrio, que se em contato com o solo, água e com a nossa própria pele causam diversos problemas de saúde como o câncer, precisamos trabalhar a conscientização”, explica o nucleado e coordenador da ação, André Dall Forno. 

De 20 a 27 de novembro, as escolas municipais Criança Feliz e Jean Piaget, recebem a visita dos nucleados para falarem sobre o descarte. “É um trabalho de comprometimento para a educação ambiental, com o intuito de conscientizar as crianças para que elas mesmas cobrem dos seus pais uma nova atitude”, diz. 

Dia D 

No sábado (02), os nucleados estarão concentrados na praça Willy Barth com distribuição de flyers no semáforo, entre a Avenida Maripá e a rua Espírito Santo, que explicam quais materiais podem ser descartados como lixo eletrônico, além de estarem com estrutura para recebê-los. 

 André destaca que a campanha acontece desde 2011 e até o momento são calculadas cerca de 100 toneladas de lixo eletrônico recolhidos no Ecoponto. “Porém, mesmo com a disponibilização de um local por parte da prefeitura ainda há o descarte irregular”, pontua André. 

Realização

A campanha Lixo Eletrônico é uma realização do Núcleo de Informática, com o apoio dos parceiros Sindicomar, Sicredi Aliança PR/SP, Sicoob Marechal e família rotária de Marechal Cândido Rondon. 

A ação também conta apoio da Secretária de Agricultura e Política Ambiental que disponibilizará um veículo para levar os materiais ao Ecoponto.

EM DESTAQUE
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ENTRETENIMENTO E VARIEDADES