Segunda-Feira, 15 de Outubro de 2018

Casal se prepara para rodar o mundo em veleiro

Em construção desde 2014, barco servirá para que dois moradores de Carambeí realizem projetos culturais...

#Aventura

| 17/10/2017 | 09:26 | A Rede.
Casal se prepara para rodar o mundo em veleiro | #Aventura
| Foto: A Rede.
PUBLICIDADE

Que tal viajar o mundo com um barco autossuficiente em energia elétrica e conhecer as mais remotas comunidades de todo o planeta? Pois é exatamente isso o que irá fazer um casal de Carambeí a partir dos próximos dias. Pensado e construído por Ana Paula Lima e Dymphnus Vermeulen Junior desde 2014, o veleiro servirá de moradia até, ao menos 2020, enquanto o casal viaja o mundo.

Mais que uma simples viagem, a ideia mirabolante tem um objetivo bem claro: levar projetos culturais e ambientais para comunidades afastadas em todos os cantos da Terra. O casal planeja levar a bordo uma pequena biblioteca para alfabetizar, incentivar a leitura e promover a troca de obras literárias pelos pontos onde passarem.

“Achamos que fazer uma viagem como essa e apenas encará-la como um passeio se tornaria muito vazio e infundado. Levaremos a bordo uma pequena biblioteca, com livros adquiridos em campanhas de doação, para que quando chegarmos a pequenas comunidades possamos desenvolver alguns trabalhos sociais”, explica Ana Paula.

Além dos livros, o casal também promoverá iniciativas para ajudar a geração de energia em comunidades. Uma delas é a construção de aquecedores de água utilizando materiais recicláveis e energia solar, com o objetivo de eliminar o uso do chuveiro elétrico e levar água aquecida para locais afastados.

O veleiro ‘Belo’, como foi batizado, também é ecologicamente pensado. Com dois quartos, dois banheiros, cozinha, mesa de navegação, depósito e salão principal, o barco conta com energia elétrica através de placas solares e recepção eólica, tratamento de esgoto que não agride o meio-ambiente e um gerador de água potável, além de tecnologias como GPS, radar, rádio VHF e telefonia via satélite.

O itinerário do casal já está previamente definido: o veleiro parte na próxima semana de Itajaí (SC) e segue até a Baia de Paranaguá, onde o casal deve garantir os documentos necessários e a segurança para realizar a viagem. A jornada acontece na costa brasileira até maio de 2019 – o casal quer passar duas vezes por toda a costa, incluindo os arquipélagos Fernando de Noronha e Abrolhos, para realizar os projetos sociais. A partir daí, seguem para Caribe, Canal do panamá, Galápagos, Polinésia Francesa, Nova Zelândia, Austrália, Indonésia, Grécia, Croácia, Itália, França até sair pelo Estreito de Gibraltar e atingir o Atlântico Norte, retornando ao Brasil.

Viagem será documentada em vídeo

Para que familiares, entusiastas com o projeto e amigos do casal acompanhem todos os passos da dupla, Ana Paula e Dymphnus garantiram documentar toda a jornada. Os dois gravarão vídeos por todos os lugares onde passarão e publicarão as imagens em um canal do Youtube. O material também servirá para divulgar detalhes culturais e de localização das comunidades mais afastadas por onde passarem.


Quer receber as notícias mais importantes de Marechal no WhatsApp? Clique aqui

EM DESTAQUE
Santa Terezinha de Itaipu
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ENTRETENIMENTO E VARIEDADES
INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER E RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS POR E-MAIL