Segunda-Feira, 25 de Junho de 2018

Chácaras do perímetro urbano de Marechal Rondon podem ter isenção do IPTU

Até o dia 20 de março, todos os rondonenses que possuem imóveis em Marechal Rondon estarão recebendo dos Correios as guias relativas ao IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), coleta de lixo e al

Marechal Cândido Rondon

| 05/03/2018 | 12:08 | Assessoria
Chácaras do perímetro urbano de Marechal Rondon podem ter  isenção do IPTU | Marechal Cândido Rondon
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A Secretaria da Fazenda informa que poderão requerer a isenção do IPTU, os proprietários de chácaras que foram inclusas no perímetro urbano, no ano passado, com a ampliação do Plano Diretor. O pedido de isenção poderá ser feito até o dia 29 de março, no setor de protocolo da prefeitura. “Para que possam se enquadrar na isenção, os proprietários de chácaras deverão atender a alguns requisitos, apresentando o bloco de produtor rural, com comprovada exploração sobre a terra; comprovante de residência sobre o imóvel e comprovante de que exerça agricultura de subsistência, comprovada através de estudo social”, explica a diretora do departamento de tributação, Karyn Vacari.

Até o dia 20 de março, todos os rondonenses que possuem imóveis em Marechal Rondon estarão recebendo dos Correios as guias relativas ao IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), coleta de lixo e alvará de funcionamento.

Nas demais situações, as guias poderão ser pagas tanto pelos carnês, de forma parcelada, como à vista.  O proprietário pode, até mesmo, fazer a emissão de tudo via site da prefeitura, até o dia 10 de abril. Haverá o desconto de 10% para o pagamento à vista, exceto para a coleta. 

Segundo o secretário da pasta, Carmelo Daronch, neste ano, quem preferir poderá parcelar o IPTU e a coleta de lixo, em até sete vezes. Já o parcelamento do alvará será de no máximo três vezes. “Na opção à vista, o pagamento poderá ser feito até o dia 10 de abril, mesma data da primeira parcela para quem optar pelo parcelamento. Os vencimentos de todas as parcelas serão sempre no dia 10”, explica Carmelo.

Karyn orienta que “aquele que por ventura não receber o carnê em casa, pode, entre os dias 20 de março e 10 de abril, procurar nos Correios. Se não estiver nos Correios, o contribuinte deverá comparecer ao setor de tributação da prefeitura”, salienta Karyn.

Quem optar por imprimir o carnê antes da entrega pelos Correios e fazer o pagamento, poderá obter a emissão das guias pela internet, através do site do município, no endereço www.marechalcandidorondon.atende.net.

 Para emitir o carnê do IPTU, o contribuinte precisará fazer o login com o cadastro imobiliário (quem não tiver, pode checar no IPTU do ano anterior ou solicitar no setor de tributação). O alvará para empresas poderá ser obtido, ao fornecer o CNPJ. "No entanto, é preciso ter cautela ao imprimir a via, para não correr o risco de fazer o pagamento em duplicidade, em caso de recebimento dos carnês em casa", observa Daronch.
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