Segunda-Feira, 24 de Setembro de 2018

Dia D de vacinação contra o HPV será neste sábado

Meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos de idade devem comparecer ao Centro de Saúde (Rua Dr. Osvaldo Cruz, 707, Centro), das 8h às 17h, juntamente com o Cartão de Vacinação e um documento de identificação.

Mercedes

| 16/08/2017 | 14:10 | Assessoria
Dia D de vacinação contra o HPV será neste sábado | Mercedes
| Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

No próximo sábado (19) os profissionais da Secretaria de Saúde do município de Mercedes vão estar mobilizados para realização do Dia D da vacinação contra o vírus Human Papiloma Virus (HPV). M

Meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos de idade devem comparecer ao Centro de Saúde (Rua Dr. Osvaldo Cruz, 707, Centro), das 8h às 17h, juntamente com o Cartão de Vacinação e um documento de identificação.

A campanha tem como foco alertar pais e o público alvo sobre a importância da imunização contra o vírus HPV prevenindo a doença e possíveis complicações, como câncer, lesões e verrugas nas regiões genitais. Diferente das outras campanhas, nesta edição o governo ampliou o público alvo para o masculino, uma vez que os tipos de câncer que atingem homens e estão diretamente relacionados ao HPV, como o de pênis, boca e ânus.

Tanto meninos quanto meninas tomam a vacina quadrivalente, que oferece proteção contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18) com um índice de 98% de eficácia, segundo o governo. A vacina para meninas e meninos será feita em duas doses, uma agora e a segunda realizada com um intervalo de seis meses.

Quanto a obrigatoriedade da imunização, a Legislação Federal, conforme Decreto nº 78.231 de 12 de agosto de 1976, título II – Do Programa Nacional de Imunização e das vacinações de caráter obrigatório – artigo 29: “É dever de todo o cidadão submeter-se e aos menores dos quais tenha guarda ou responsabilidade à vacinação obrigatória”.

Já o Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei Federal n° 8069 de 13 de julho de 1990, no título II capítulo I – Do direito à vida e à saúde, artigo 14: parágrafo único, estabelece: “É obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias”.

Prevenção – o objetivo da vacina é proteger crianças antes do início da vida sexual e, portanto, antes de serem expostas ao vírus. A vacina é eficaz para todos. No entanto, para os que são sexualmente ativos a efetividade porque os jovens que já iniciaram a vida sexual podem ter tido contato com o vírus antes de se vacinar.

Nas mulheres, o vírus é responsável por praticamente todos os casos de câncer do colo do útero, o terceiro mais incidente entre as mulheres brasileiras, atrás dos tumores de mama e intestino. Tanto em homens quanto em mulheres, o HPV também está associado ao surgimento de câncer anal e também de tumor na boca. Já exclusivamente nos homens, o vírus pode provocar câncer no pênis.


Quer receber as notícias mais importantes de Marechal no WhatsApp? Clique aqui

VEJA MAIS SOBRE Mercedes
EM DESTAQUE
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ENTRETENIMENTO E VARIEDADES
INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER E RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS POR E-MAIL