Quarta-Feira, 23 de Outubro de 2019 Fale Conosco Redação: (45) 9.9801-2350

Estado com mais de um campeão mundial, Paraná é potência no poker

Paraná | 12/09/2019 | 18:01 |
“Alexandre Gomes (foto) é reconhecido no mundo do poker” | Fotos: flipchip |
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O World Series of Poker, também conhecido pela sigla WSOP, é de longe o circuito mais famoso e prestigiado do mundo das cartas. Todos os anos entre junho a julho os melhores competidores do mundo se deslocam até Las Vegas para correr atrás de prêmios milionários e fama internacional.

Um dos fatores que tornam o WSOP tão popular e cobiçado por qualquer competidor de poker é a sua história no esporte da mente. Originalmente inaugurado em 1970, neste ano ele completou a sua 50ª edição e milhares de jogadores competiram em Las Vegas no famoso Rio All-Suite & Casino.

Ainda que o torneio conte com meio século de existência, o Brasil participou de apenas uma pequena parcela dessa história, pois no país a modalidade somente começou a ganhar corpo nos últimos 20 anos.

Portanto, como é de se esperar, o Brasil não conta com muitos vencedores no WSOP, mesmo com dezenas de torneios sendo disputados no circuito anualmente. No entanto, nos últimos 11 anos o país cresceu bastante e já se encontra entre os principais emergentes do cenário mundial.

Ao todo, apenas seis brasileiros já tiveram a honra de conquistar um bracelete (objeto que é dado ao vencedor após o título) do WSOP. Nessa lista, só Paraná e São Paulo são os Estados com mais de um campeão.

Os heróis do Paraná no poker são Alexandre Gomes e Yuri Martins. O primeiro citado entrou para a história dessa modalidade no país, quando em 2008 o curitibano abriu as portas para os outros jogadores com o primeiro título brasileiro no WSOP.

Já Yuri venceu o seu bracelete em julho deste ano, ocasião em que se tornou o sexto brasileiro a conquistar um evento do WSOP.

Não é apenas mera coincidência que o Paraná seja, ao lado de São Paulo, o único Estado com mais de um campeão mundial no Brasil. A carreira de Alexandre e Yuri é extremamente sólida e ambos contam com uma ótima reputação internacional.

Alexandre, torcedor fanático do Coritiba, é o primeiro do Brasil quando o assunto é premiação em torneios ao vivo. Em toda sua carreira profissional, que já dura mais de uma década, o curitibano tem mais de US$ 3,6 milhões conquistados e esse número não para de crescer.

Já Yuri é mais especializado no poker online. Ele já chegou a ocupar a primeira colocação do ranking mundial e tem uma das carreiras mais consolidadas de todos os atletas do país. Neste ano, o competidor do Estado do Paraná está em uma de suas melhores fases e conciliando muito bem os torneios ao vivo com os disputados através da internet.

-


“Yuri (foto) também ficou entre os 30 primeiros do Main Event do WSOP em 2019”

O sucesso dessa dupla é espetacular e os números não mentem. Porém, engana-se quem pensa que Paraná se resume a Yuri e Alexandre quando o assunto é o poker disputado a nível profissional.


Outros craques no poker online e ao vivo

No poker online, o Paraná conta com grandes jogadores e um deles é Alexandre Mantovani. Oriundo de Curitiba, atualmente ele é o primeiro do ranking do Estado e se encontra entre os 10 melhores do Brasil.

Conhecido nas mesas virtuais pelo apelido de “cavalito”, o jogador já chegou a ocupar a 51ª colocação do ranking mundial. Além do excelente currículo, Mantovani é muito ativo na comunidade do poker e ministra aulas e cursos para pessoas que querem chegar ao nível profissional.

Pedro Vinícius Garagnani é outro jogador paranaense muito sólido no poker online e que atualmente está no top 15 brasileiro. Com mais de US$ 2 milhões conquistados em premiação nos torneios digitais, o representante de Curitiba vive uma de suas melhores fases da carreira.

No Brazilian Series of Poker (BSOP), campeonato de maior destaque do país, o Paraná tem um concorrente direto ao título. Cinco das sete etapas do circuito de 2019 já foram completadas e Ricardo Nakamura, de Londrina, aparece com a segunda colocação.

A liderança de Marcelo Mesqueu, do Rio de Janeiro, é considerável e ele é o grande favorito para se tornar o campeão brasileiro. No entanto, Nakamura é o grande concorrente e só o fato de estar na segunda colocação em um circuito tão importante já demonstra a sua qualidade nas mesas de poker.

É curioso destacar que Nakamura é um profissional da área da saúde (cirurgião geral) muito conhecido em Londrina. Com o poker sendo um de seus principais hobbies, ele já disputou várias competições nos Estados Unidos e em outros países.

Todo esse sucesso individual dos jogadores paranaenses se traduz em bons resultados no lado coletivo. No ano passado, o Estado sagrou-se como grande campeão do Campeonato Brasileiro de Poker por Equipes (CBPE).

Realizado em paralelo a uma etapa do BSOP, esse torneio reúne as melhores seleções do poker brasileiro e existe desde 2013. No ano passado, a equipe do Paraná conquistou a competição pela primeira vez. A seleção campeã responsável pelo feito inédito foi composta por Dayane Kotoviezy, Thiago Crema, Alisson Piekazewicz, Pedro Grochocki, Leocir Carneiro e Marcos Brito e treinada por Daniel Almeida.

Neste ano, os paranaenses não conquistaram o bicampeonato, mas fizeram bonito com a quarta colocação geral, atrás apenas de São Paulo, Rio Grande do Sul e Goiás, respectivamente.

A onda de ótimos resultados no CBPE comprova mais uma vez que o Estado é, de fato, um dos melhores do país quando o assunto é poker. Em termos de consistência nesse torneio, apenas São Paulo se compara com os paranaenses.

Seja no poker online ou ao vivo, o Paraná conta com competidores preparados para competir contra qualquer jogador profissional e o cenário nunca esteve tão otimista para esse esporte da mente na região.

O fim da temporada de 2019 pode consolidar ainda mais o status do Paraná no poker nacional, pois Nakamura tem a possibilidade se tornar o terceiro representante do Estado a vencer o ranking geral do BSOP.


PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER E RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS POR E-MAIL