Domingo, 24 de Junho de 2018

Excesso de chuvas faz Itaipu jorrar três Cataratas do Iguaçu por segundo

O vertimento deve continuar nos próximos dias, estando aberto praticamente de forma ininterrupta desde 30 de dezembro.

Rio Paraná

| 14/01/2018 | 09:03 | Assessoria
Excesso de chuvas faz Itaipu jorrar três Cataratas do Iguaçu por segundo | Rio Paraná
| Foto: Divulgação
RECOMENDAMOS

A vazão no vertedouro da usina de Itaipu, instalada no Rio Paraná, na fronteira do Brasil com o Paraguai, atingiu neste sábado (13), mais de 4,1 mil metros cúbicos de água por segundo, o equivalente a três vezes o volume médio de água das Cataratas do Iguaçu, no Rio Iguaçu, uma das principais atrações turísticas do Brasil.

Mesmo produzindo bastante, com 3.818.299 de megawatts-hora (MWh) já acumulados em janeiro, 8,4% mais que os 3.520.377 MWh gerados no mesmo período de 2017, a usina binacional está precisando verter por causa do excesso de chuvas na Bacia do Rio Paraná, acima da hidrelétrica, e também na área do reservatório. 

Em alta
Não há previsão de alagamentos nas áreas ribeirinhas, a jusante (abaixo) da usina, no momento. Itaipu está utilizando toda a água que chega para produzir energia, e só verte quando não é possível este aproveitamento.

Um dos principais fatores que favorecem o aumento da produção de Itaipu, além da situação hidrológica favorável, é a retomada do crescimento da economia no Brasil, que gera maior demanda por eletricidade, principalmente do setor industrial.

O vertimento deve continuar nos próximos dias, estando aberto praticamente de forma ininterrupta desde 30 de dezembro. 

EM DESTAQUE
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Há 1 dia | FIQUE POR DENTRO!
ENTRETENIMENTO E VARIEDADES