Domingo, 24 de Junho de 2018

Exército brasileiro inicia Operação Ágata em Marechal Rondon e região de fronteira

Em Marechal Cândido Rondon, a base operacional do Exército foi montada junto ao Parque de Exposições do município.

Marechal Cândido Rondon

| 24/11/2017 | 08:38 | Assessoria
A ação planejada pelo Ministério da Defesa leva o nome de Operação Ágata, que também é focada no combate à crimes ambientais e no apoio à população residente na faixa de fronteira.

As ações abrangem todas as regiões do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Em Marechal Cândido Rondon, a base operacional do Exército foi montada junto ao Parque de Exposições do município.

Sob o comando da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada de Cascavel, as equipes estão operando em diversos pontos da cidade desde terça-feira e também se deslocando para municípios vizinhos. Entre as ações preventivas e repressivas desenvolvidas estão patrulhamentos terrestres e fluviais, estabelecimento de postos de bloqueio e controle de estradas, vias urbanas e fluviais, além da revista de pessoas, veículos e embarcações. Municípios vizinhos como Santa Helena, Guaíra, Cascavel e Missal também recebem a presença das equipes.

Conhecida também como 'Fronteira Sul', a operação está em sua segunda edição neste ano e o foco de atuação é principalmente o combate ao narcotráfico, contrabando, ilícitos ambientais e o tráfico de pessoas.

A linha de ação tem como premissa a valorização do princípio da surpresa, com o aumento do número de ações, sendo elas mais curtas e pontuais, como já ocorreu em outros pontos da fronteira sul-mato-grossense.

Realizada periodicamente desde 2011, a Ágata é a maior operação inter-agências do Brasil e abrange a atuação de órgãos militares e civis, subordinados ao Governo Federal e aos governos estaduais, tendo por finalidade o combate aos crimes na faixa de fronteira do país e o fortalecimento da presença do Estado brasileiro ao longo dessa área.
VEJA MAIS SOBRE Marechal Cândido Rondon
EM DESTAQUE
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Há 1 dia | FIQUE POR DENTRO!
ENTRETENIMENTO E VARIEDADES