Segunda-Feira, 24 de Setembro de 2018

Exército brasileiro inicia Operação Ágata em Marechal Rondon e região de fronteira

Em Marechal Cândido Rondon, a base operacional do Exército foi montada junto ao Parque de Exposições do município.

Marechal Cândido Rondon

| 24/11/2017 | 08:38 | Assessoria
Exército brasileiro inicia Operação Ágata em Marechal Rondon e região de fronteira | Marechal Cândido Rondon
PUBLICIDADE
A ação planejada pelo Ministério da Defesa leva o nome de Operação Ágata, que também é focada no combate à crimes ambientais e no apoio à população residente na faixa de fronteira.

As ações abrangem todas as regiões do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Em Marechal Cândido Rondon, a base operacional do Exército foi montada junto ao Parque de Exposições do município.

Sob o comando da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada de Cascavel, as equipes estão operando em diversos pontos da cidade desde terça-feira e também se deslocando para municípios vizinhos. Entre as ações preventivas e repressivas desenvolvidas estão patrulhamentos terrestres e fluviais, estabelecimento de postos de bloqueio e controle de estradas, vias urbanas e fluviais, além da revista de pessoas, veículos e embarcações. Municípios vizinhos como Santa Helena, Guaíra, Cascavel e Missal também recebem a presença das equipes.

Conhecida também como 'Fronteira Sul', a operação está em sua segunda edição neste ano e o foco de atuação é principalmente o combate ao narcotráfico, contrabando, ilícitos ambientais e o tráfico de pessoas.

A linha de ação tem como premissa a valorização do princípio da surpresa, com o aumento do número de ações, sendo elas mais curtas e pontuais, como já ocorreu em outros pontos da fronteira sul-mato-grossense.

Realizada periodicamente desde 2011, a Ágata é a maior operação inter-agências do Brasil e abrange a atuação de órgãos militares e civis, subordinados ao Governo Federal e aos governos estaduais, tendo por finalidade o combate aos crimes na faixa de fronteira do país e o fortalecimento da presença do Estado brasileiro ao longo dessa área.

Quer receber as notícias mais importantes de Marechal no WhatsApp? Clique aqui

VEJA MAIS SOBRE Marechal Cândido Rondon
EM DESTAQUE
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ENTRETENIMENTO E VARIEDADES
INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER E RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS POR E-MAIL