Quarta-Feira, 20 de Fevereiro de 2019

Internacional segue com boas chances de título, dizem analistas

Brasileirão 2018

| 24/10/2018 | 19:13 | Gaúcha/ZH
Internacional segue com boas chances de título, dizem analistas | Brasileirão 2018
| Foto: Ricardo Duarte/Internacional
PUBLICIDADE

Expectativa versus realidade versus novas perspectivas. O Internacional abriu o Campeonato Brasileiro de 2018 com baixíssima expectativa de sucesso. Tudo indicava que a equipe de Odair Hellmann brigaria na segunda página da tabela. Mas o time tomou corpo e chegou a liderar o Campeonato Brasileiro, enchendo os torcedores de esperança. Na reta final do campeonato, porém, a surpreendente derrota para o Sport somada ao empate com o Santos deixaram os colorados em posição delicada para sonhos de título, mas ainda muito bem posicionados por uma vaga direta à Libertadores.

Ainda que o líder Palmeiras tenha colocado uma distância de cinco pontos para o Inter, e que o Flamengo tenha assumido a segunda colocação, um ponto à frente dos colorados, as próximas três rodadas serão vitais para esses três clubes. O novo campeão nacional deverá ser apontado daqui a três rodadas, na noite de 11 de novembro.
Até lá, o Inter tentará se reaproximar da primeira colocação enfrentando fora de casa o Vasco, depois o Atlético-PR, no Beira-Rio, além da partida com cara de final diante de Lisca e o seu Ceará, na Arena Castelão. Já o Palmeiras, terá o confronto direto com o Flamengo, no Maracanã, além de o clássico com o Santos, em casa, mais o Atlético-MG, na Arena Independência. Enquanto isso, o Flamengo, depois de jogar com o Palmeiras, terá pela frente São Paulo e Botafogo, ambos como visitante.

Segundo o matemático Tristão Garcia, a projeção para título segue na casa dos 76 pontos. Restam 24 pontos a serem disputados. O Palmeiras tem 74% de chances de ser campeão. O Flamengo, 17%. E o Inter, caiu de 34% de chances de título para apenas 7%.

“O Inter ainda tem chances de ser campeão. Para isso, precisará de no mínimo dois tropeços obrigatórios do Palmeiras, mais um do Flamengo, além de nos próximos oito jogos ter de vencer pelo menos seis deles e empatar um, podendo perde apenas uma partida. É improvável, não é impossível”, diz Tristão. “Já a vantagem do Flamengo é ter o confronto direto com o Palmeiras. Mesmo que nesta próxima rodada tudo dê certo para o Inter, vencendo o seu jogo e contando com uma derrota do Palmeiras no Rio, a equipe ainda ficará dois pontos atrás do Palmeiras e um ponto atrás do Flamengo”, acrescenta o matemático do site Infobola.

Porém, para efeitos de vaga direta à Libertadores, Tristão entende que o Inter está com a vaga muito bem encaminhada, com 98% de chances de ingresso direto no torneio sul-americano, que não vê o Inter desde 2015. “O Inter precisa de outras três vitórias mais dois empates para se garantir na fase de grupos da Libertadores. Com 68 pontos, estará com a classificação direta. E tem quatro jogos em casa a cumprir”, recorda Tristão Garcia.

Tropeços à parte, há, nesta reta final, o fator humano envolvido, algo que pode transformar a matemática dentro de 90 minutos. Para o colunista do jornal O Globo Carlos Mansur, o Inter segue com boas chances de título, pois ainda não atingiu o seu teto no Brasileirão, e porque os seus dois adversários diretos ao campeonato têm circunstâncias específicas até o dia 02 de dezembro.

“O Inter fez o mais difícil até agora: foi líder, atingiu o topo, perdeu a posição, teve queda de rendimento e voltou a jogar melhor. Atingiu um nível muito baixo, naquela derrota para o Sport, e voltou a jogar bem, contra São Paulo e até mesmo contra Santos. Isso é muito difícil. Os cinco pontos para o Palmeiras não são intransponíveis, tem uma tabela mais acessível que a do Flamengo, e pode até contar com uma queda de rendimento do Palmeiras, na parte física e na parte mental, caso o Palmeiras vá à final da Libertadores”, aponta Mansur.

Mas por que as próximas três rodadas são fundamentais para o Inter tentar passar o Palmeiras? Porque depois que o Inter enfrentar o Ceará chegará ao fim a vantagem de atuar uma vez por semana. Da 34ª rodada à 37ª, serão jogos aos domingos e às quartas. Quatro partidas em 14 dias. Ainda que o Inter tenha 49 partidas na temporada, contra as 64 do Palmeiras, o desgaste físico deverá ser o mesmo nessas duas semanas.

“Apesar das dificuldades, o Inter ainda não chegou a seu ápice,. O ápice é ser campeão. Ainda dá e o time tem jogo para isso. Não é necessário se conformar com o G-4. É um dos que demonstra o melhor futebol e, sobretudo, há 24 pontos em disputa ainda”, afirma o comentarista dos canais Sportv Sérgio Xavier Filho.

Apesar de o Santos ter parado o Inter no Beira-Rio, de o Palmeiras abrir cinco pontos de vantagem na liderança do Brasileirão, e de o Flamengo ter colocado a equipe de Odair Hellmann na terceira posição do campeonato, o Inter segue com razoáveis chances de título. Dependendo do que acontecer nesta sexta-feira, em São Januário, diante do Vasco.

 


Quer receber as notícias mais importantes de Marechal no WhatsApp? Clique aqui

EM DESTAQUE
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ENTRETENIMENTO E VARIEDADES
INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER E RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS POR E-MAIL