Quinta-Feira, 23 de Maio de 2019

Papa visita a Macedônia do Norte para pregar a unidade

Mundo

| 07/05/2019 | 08:18 | G1
Papa visita a Macedônia do Norte para pregar a unidade | Mundo
| Foto: Reuters
PUBLICIDADE

O Papa Francisco desembarcou nesta terça-feira (7) na Macedônia do Norte, onde pregará a unidade neste pequeno país, mosaico de nacionalidades e de maioria ortodoxa.

Diante das autoridades locais, Francisco elogiou o patrimônio e a "composição multiétnica e multirreligiosa" do pequeno país de 2,1 milhões de habitantes, fruto, segundo o papa, de uma "história rica e também complexa de relações interligadas no decorrer dos séculos".

O papa também destacou o "generoso esforço feito pelas autoridades" da Macedônia do Norte "com a valiosa contribuição de várias organizações internacionais, Cruz Vermelha, Cáritas e algumas ONGs, para receber e socorrer um grande número de migrantes e refugiados procedentes de diversos países do Oriente Médio".

O avião do pontífice pousou às 8h15 (3h15 de Brasília) no aeroporto de Skopje (capital do país), onde foi recebido pelo presidente Macedônia do Norte, Gjorge Ivanov, e o primeiro-ministro do país, Zoran Zaev (idealizador do recente acordo com a Grécia, que encerrou uma longa disputa entre os dois países).

Durante a visita, o pontífice se reunirá com líderes políticos e religiosos do país.

Na Macedônia do Norte, os católicos constituem uma pequena comunidade que representa menos de 1% dos 2,1 milhões de habitantes do país.

Assim como na Bulgária - que o papa visitou na primeira etapa da sua viagem aos Bálcãs-, os ortodoxos são maioria e representam quase dois terços da população. O outro terço é composto por muçulmanos, principalmente procedentes da comunidade albanesa.

Madre Teresa

Os católicos contam com a força da herança de Madre Teresa, que nasceu em 1910 em Skopje, então sob a tutela do Império Otomano. A cidade, que atualmente é a capital do país, pertencia à Albânia na época. Sua mãe era uma albanesa, de uma família de Kosovo. A origem de Madre Teresa provoca disputa entre macedônios e albaneses.

Madre Teresa se tornou o que o papa descreveu em uma mensagem de vídeo divulgada antes da viagem como "uma corajosa missionária da caridade de Cristo no mundo, dando consolo e dignidade aos mais pobres entre os pobres".

Francisco visitará o memorial dedicado à Madre Teresa, que abandonou Skopje no fim dos anos 1920, antes de passar a maior parte de sua vida na cidade indiana de Calcutá. Ela foi canonizada em 2016.

Independente da confissão, os habitantes do país disputaram os 15.000 ingressos gratuitos para acompanhar a missa do pontífice na praça central, muito próxima do local de nascimento de Madre Teresa.

A Macedônia do Norte é um dos países mais pobres da Europa, com um salário médio de quase 400 euros e mais de um terço dos jovens desempregados.

Mensagem de unidade

Na mensagem de vídeo, Francisco celebra o mosaico religioso, cultural e étnico da Macedônia do Norte, onde, afirmou, pretende semear a fraternidade.

"De fato a particular beleza da face de seu país se deve precisamente à variedade de culturas, etnias e religiões que o habitam. A convivência nem sempre é fácil, sabemos. Mas é um esforço que vale a pena ser feito porque os mosaicos mais bonitos são os mais ricos em cores", afirmou.

A mensagem de unidade do pontífice chega poucos meses depois do país aceitar a mudança de nome para Macedônia do Norte, abandonando o simples Macedônia, para encerrar uma antiga disputa com a Grécia.

O primeiro-ministro, Zoran Zaev, que liderou o processo de reconciliação e é ortodoxo, considera a visita especialmente simbólica "na cidade natal da santa Madre Teresa, símbolo de reconciliação e solidariedade".

O arcebispo da Macedônia do Norte, Kiro Stojanov, considera a visita um "estímulo poderoso" para continuar com "a democratização da sociedade e promover justiça e igualdade".


Quer receber as notícias mais importantes de Marechal no WhatsApp? Clique aqui

EM DESTAQUE
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ENTRETENIMENTO E VARIEDADES
INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER E RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS POR E-MAIL