Quinta-Feira, 18 de Janeiro de 2018

Pato Bragado realiza mais uma atividade de defesa às crianças e Adolescentes

A comunidade de Pato Bragado está sendo mobilizada no dia de hoje (22), a participar de mais uma ação de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.

Pato Bragado

| 22/05/2017 | 15:46 | Assessoria

A comunidade de Pato Bragado está sendo mobilizada no dia de hoje (22), a participar de mais uma ação de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. Atividades diversas, nesse sentido já foram realizadas, desde o início do mês, em formas de palestras e encenações teatrais e agora foi a vez da Secretaria de Assistência Social, por intermédio do Creas, Cras e Conselho Tutelar promover um pedágio informativo na Avenida Continental.

A coordenadora do Creas, assistente social, Rafaela Couto e a psicóloga Andrinea Cordova da Rosa relatam que falar de sexo sempre foi um tabu, mas, segundo elas, é preciso modificar essa perspectiva, falando de sexualidade, do corpo, do que é carinho, não com intuito de estimular praticas sexuais precoces, mas pelo contrário, de possibilitar informações que serão decisivas no processo de desenvolvimento de uma sexualidade saudável. 

As profissionais declaram que os pais e responsáveis das crianças ou adolescentes precisam estar atentos, falar com seus filhos e conscientizá-los. “Dessa maneira eles podem adquirir novas condições de se defender, ou se algo acontecer, sentirem-se acolhidos”, explicam, reforçando que é importante que os pais ou responsáveis saibam que o papel deles é crucial na prevenção de violências contras seus filhos. 

Rafaela e Andrinea aconselham que a melhor maneira de se combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é a prevenção. “E falar sobre o tema é combater”, garantem.

PALESTRA
O encerramento da programação alusiva ao 18 de Maio será na quarta-feira (24), às 19 horas, no centro cultural com palestra sobre “Os aspectos da violência sexual contra crianças e adolescentes”, que será ministrada pela assistente social e professora-doutora da Unioeste, Eugênia Aparecida Cesconeto. 

Conforme a palestrante, na ocasião serão explanados os seguintes assuntos: Legislação que embasa a discussão do enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes; Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual; conceito de violência; violência intrafamiliar e os tipos, violência, abuso sexual e consequências; agressores; eixos do Plano Nacional de Enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes; papel da denúncia e o que fazer em caso de suspeita.

VEJA MAIS SOBRE Pato Bragado
EM DESTAQUE
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ENTRETENIMENTO E VARIEDADES