Segunda-Feira, 19 de Fevereiro de 2018

Pedagogia sistêmica é tema de palestra em Marechal Rondon

Durante todo o dia desta quinta-feira (01) e amanhã, sexta-feira (02), estará sendo realizada a programação da Semana Pedagógica 2018, organizada pela Secretaria de Educação.

Marechal Cândido Rondon

| 01/02/2018 | 17:17 | Assessoria
“Estamos aqui para criar vínculos com as pessoas. Fomos concebidos para nos conectar uns com os outros. Esse contato é o que dá propósito e sentido à nossa vida e, sem ele, sofremos”. As afirmações são da autora americana, Brené Brown, que já liderou a lista do The New York Times com um de seus livros. A ideia vai de total encontro com o que, em Marechal Rondon, outra autora e profissional de renome tratou na manhã de hoje (01), durante sua palestra para cerca de 800 professores, na Semana Pedagógica 2018, evento organizado pela Secretaria Municipal de Educação. 

Na oportunidade, Olinda Guedes, formada em pedagogia sistêmica, foi categórica: “O aluno vai para a escola para aprender. Porém, ele só permanece por conta do relacionamento. Às vezes, por mais incrível que seja a motivação do aluno para obter conhecimento, ele simplesmente desaparece da escola se ele perceber que o relacionamento não está legal. Se o professor desqualifica o estudante ou fica autoritário, o aluno, mesmo quando adulto, não permanece. Isso porque o nosso motivo de ficar é o relacionamento, é o ‘eu vejo você’, ‘você é importante’, ‘você é considerado’”, enfatiza. 

Durante a palestra, entre várias atividades, Olinda abordou uma das áreas de sua formação, a pedagogia sistêmica, que se originou a partir dos trabalhos do filósofo e professor alemão Bert Hellinger e tem como base a Constelação Familiar. Este novo paradigma está sendo mais desenvolvido na última década em vários países, ampliando a visão significativa do todo na relação escola-família, trazendo a possibilidade de criar, a partir da escola, um ambiente de inclusão onde todos possam assumir os seus papéis, levando em conta os sistemas familiares, educativos e institucionais. 

“É uma pedagogia do amor, da humildade e do cuidar do ser. É uma pedagogia em que nós, como professores, não nos sentimos maiores, mas sim na obrigação de servir, pois estamos cuidando do futuro, do intelecto, da mente, da alma desses alunos. A pedagogia sistêmica é de inclusão, de toda a história do aluno que está conosco. Assim, não estamos olhando somente para o conteúdo que ele deve aprender, mas sim para aquela pessoa como um todo. Às vezes, essa talvez seja a única chance que ela tem, que ocorre diante do professor. Vindo de lares desconstruídos, de relacionamentos disfuncionais e de pais sofridos, é a figura do professor que vai devolver a esperança no futuro para esse estudante”, esclarece.

Escola e família
Para os educadores, a palestrante afirma: “Quando um professor gosta de ir para a escola, não existe evasão escolar”. Já para os pais, ela deixa a seguinte mensagem: “A remuneração para nós professores, nós obtemos através da instituição de ensino, que nos contrata. Mas o pagamento de fato, só os pais podem fazer, ajudando os seus filhos a serem boas pessoas, a gostarem da vida, e a respeitarem uns aos outros”, diz. 

Município rondonense
Sobre a palestra realizada no município rondonense, Olinda destaca: “Sou professora. E quando somos professores, nós nos inspiramos em nossos alunos. Foi lindo de ver a expressão no rosto das pessoas aqui hoje, de ver como elas valorizam o conhecimento. O aluno sempre define a qualidade da aula, então meu trabalho só é possível devido aos meus alunos, que hoje foram todos esses professores, que criaram um campo tão apropriado que o conhecimento fluiu exatamente naquilo que eu poderia oferecer a eles, e que eles, consequentemente, poderão dar aos seus alunos. Foi maravilhoso, pois vi um público tão disponível e aberto para aprender, que eu mesma me surpreendi com a profundidade dos conteúdos que pudemos trabalhar. Desejo um lindo ano a todos”, finalizou.

Semana Pedagógica 2018
Durante todo o dia desta quinta-feira (01) e amanhã, sexta-feira (02), estará sendo realizada a programação da Semana Pedagógica 2018, organizada pela Secretaria de Educação. 

Amanhã (02), das 14h às 17h, no Pavilhão da Comunidade Martin Luther, será realizada a palestra Pedagogia da Recreação Escolar: jogos, músicas, brinquedos e brincadeiras, com Hani Awad, para professores e estagiários da educação infantil (CMEIs e escolas), professores de arte, inglês e educação física. Enquanto isso, no CEMEP, estará sendo realizado o Encontro de Formação com Equipe Multidisciplinar Para Professores PAEE.

Hani Awad é palestrante e conferencista há 24 anos, Proprietário da Happy Day - Desenvolvimento Educacional e Empresarial, escritor dos livros: "Brinque, Jogue, Cante e Encante com a Recreação" (4ª edição); "Educação Física Escolar: múltiplos caminhos" (Org.); Recreação Total (Org.) e o CD de músicas de aplicação pedagógicas - "Cante, Brinque, Brasil" (8ª edição).

VEJA MAIS SOBRE Marechal Cândido Rondon
EM DESTAQUE
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Há 2 dias | FIQUE POR DENTRO!
ENTRETENIMENTO E VARIEDADES