Sexta-Feira, 14 de Dezembro de 2018

Placas padrão Mercosul já são realidade em Marechal Cândido Rondon

Marechal Cândido Rondon

| 06/12/2018 | 16:41 |
O Brasil se adequá as novas placas do Mercosul e Marechal Cândido Rondon não fica para trás, agora é oficial, entrou em vigor as novas placas do Mercosul para os veículos que circulam no Brasil.

As empresas que trabalham com emplacamento de veículos precisam se adequar as novas normas, nossa equipe realizou uma entrevista com o proprietário da empresa Rondon Placas, Marcos José Mantovani, que está no mercado a mais de 15 anos, para melhor lhe informar sobre esse assunto. 

Confira abaixo a entrevista.

Marcos o que é a placa Mercosul?

A placa Mercosul é o novo padrão de identificação de veículos no Brasil, resultado de um acordo firmado, em 2014, entre os países integrantes do Mercosul, que atualmente é formado pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Qual o objetivo das novas placas?

 O objetivo da adoção da nova placa é padronizar e facilitar a identificação dos veículos nos países-membros do Mercosul e garantir mais segurança contra falsificações e fraudes. 

O que muda com esse novo padrão adotado?

Letras e números - A nova placa possui mais tecnologia e elementos de segurança. Em vez de 3 letras e 4 números, como é atualmente, as novas placas têm 3 letras, 1 número, 1 letra e 2 números (BRA 3A18).

Cor - O fundo das placas é branco. O que varia, é a cor dos números e letras. Veículos particulares: preto. Comerciais: vermelho. Carros oficiais: azul. Especiais em teste: verde. Diplomáticos: dourado. Colecionador: prata.

Localidade - O nome do país está na parte superior da placa, sobre uma barra azul. 

 Tamanho – A nova placa tem as mesmas medidas do modelo antigo: 40 cm de comprimento por 13 cm de largura.

Segurança – O novo padrão de placa possui um QR Code, gerado pelo Serpro, que armazena informações sobre o fabricante, data da fabricação e o número serial da placa. O código bidimensional pode ser lido por aplicativo, disponibilizando aos agentes de trânsito dados do veículo, do proprietário, do fabricante e do estampador da placa. 

Os novos itens de segurança minimizam a ocorrência de fraudes e falsificações, como a clonagem de placas.

 A integração em um único sistema, pelo Serpro, permite uma fiscalização mais eficiente pelas autoridades de trânsito e mais agilidade no processo de transferência e emplacamento de veículos.

O novo padrão de placa terá chip e lacre?

Existia a previsão do chip para as novas placas, mas a tecnologia não estará presente no novo modelo. 

Os lacres de segurança também foram dispensados, e as novas placas virão sem.

A partir de quando a placa Mercosul será adotada pelo país?

Os Detrans de todo o Paraná têm até o dia 17 de dezembro de 2018 para começarem a adotar o novo padrão, conforme as leis do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Todos os veículos deverão ter a nova placa?

A placa no padrão Mercosul será implementada em modelos zero quilômetro e em veículos que estejam em processo de transferência de município e de propriedade, ou quando houver a necessidade de troca da placa por outro motivo.

 Os proprietários de veículos já em circulação podem escolher se querem antecipar a troca da placa para o novo padrão. 

Motos também terão o mesmo padrão de placa?

As placas de motos seguem o mesmo padrão das placas de carros, mudando apenas a dimensão, que é 20 cm x 17 cm.

Como funcionará a nova sequência alfanumérica das placas do Mercosul?

A nova sequência alfanumérica das placas em circulação vai obedecer a uma tabela de conversão em que o número 0 (zero) corresponde à letra A, o número 1 (um) equivale à letra B e assim sucessivamente até chegar ao número 9 que corresponde à letra J. Portanto, uma placa que antes era XAZ 3455 vai passar a ser XAZ 3D55 no novo padrão Mercosul.

 Pra você que ainda ficou com dúvidas sobre o assunto ou quer adequar o emplacamento do seu veículo, o Marcos José Mantovani deixa um convite super especial para comparecer até a Rondon Placas na Av. Rio Grande do Sul, Nº-1374 Centro de Marechal Cândido Rondon.

Rondon Placas: (45) 3254-1704 ou (45) 99929-1987

Quer receber as notícias mais importantes de Marechal no WhatsApp? Clique aqui

EM DESTAQUE
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Há 1 hora | Marechal Cândido Rondon
ENTRETENIMENTO E VARIEDADES
INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER E RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS POR E-MAIL