Quarta-Feira, 24 de Julho de 2019 Fale Conosco Redação: (45) 9.9800-7080

Facebook anuncia nova cara para rede social e reafirma novo foco em privacidade

Tecnologia | 30/04/2019 | 15:48 |
| Fotos: Divulgação / Olhar Digital |
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Facebook anunciou nesta terça-feira, 30, uma série de novidades com foco especial em privacidade. A empresa, que tem sofrido com uma sequência de escândalos nos últimos dois anos como resultado de falta de cuidado com dados dos usuários e abusos por parte dos desenvolvedores, revelou uma estratégia que gira em torno de aplicativos de comunicação privada durante o F8, sua conferência anual com desenvolvedores.

Mark Zuckerberg já havia revelado este compromisso previamente, mas reafirmou seu projeto diante de uma plateia de desenvolvedores. Seus serviços serão baseados em seis conceitos:

Interações privadas
Criptografia
Permanência reduzida
Segurança
Interoperabilidade
Armazenamento seguro de dados

O primeiro serviço a ver mudanças com base nessas ideias é o Messenger, que ganhou criptografia entre conversas como padrão. Agora todas as mensagens trocadas pelo app se tornarão cifradas, como acontece no WhatsApp, de modo que nem mesmo o Facebook pode decifrar o que está sendo dito. O app já possuía a ferramenta de Mensagens Secretas, mas ela era escondida e pouco usada; com a mudança, as funções “secretas” agora valem para todas as mensagens.

Essa não é a única mudança do Messenger. O Facebook também revelou um novo projeto chamado LightSpeed, que visa reduzir drasticamente o espaço ocupado pelo app no celular dos usuários, fazendo com que ele abra muito mais rápido do que os concorrentes (incluindo até mesmo o WhatsApp, do próprio Facebook).

Mudanças no seu feed

A rede social do Facebook também está passando por mudanças importantes. Mark Zuckerberg anunciou um novo visual para a plataforma que está em desenvolvimento, e o foco não será mais o feed de notícias, que sempre foi a pedra fundamental da experiência da rede social.

Reprodução

O novo design tanto do site quanto do aplicativo para celulares colocará em destaque dois elementos que antes ficavam relegados a segundo plano: os grupos e os eventos. São duas partes da rede social que geram bastante engajamento e são os serviços que as pessoas efetivamente gostam de usar, e não apenas usam por “estar lá”.

Ainda não há uma previsão de quando o novo visual será implementado de forma definitiva.

Instagram tem novidades

O Facebook aproveitou o F8 para revelar as novidades que reserva para o Instagram. Não há nenhuma mudança dramática, no entanto. A empresa anunciou duas novidades para a plataforma de Stories, sendo que um deles é um novo sticker que permite pedir doações para projetos e para caridade. A outra novidade é uma função estilo “shuffle”, que permite que o Instagram decida por você, por exemplo, qual enquete você fará com seus seguidores.

Além disso, o Instagram continua investindo na ferramenta de compras, e agora permitirá que influenciadores adicionem etiquetas para venda de produtos por meio da plataforma. Até então, a função era restrita a empresas.

PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER E RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS POR E-MAIL
Participe do nosso grupo no WhatsApp